ALÉM DO TATAME: Breno Lyra e Leandro Silva, professor e aluno de Jiu-Jitsu, falam da arte marcial como meio de transformar vidas

Eles participaram do programa Fala Genefax na rádio Educadora FM 88,5 nesta quinta

Muito mais que golpes de artes marciais, praticar jiu-jitsu significa ganhar força na vida. Essa modalidade esportiva se tornou uma ferra de transformação na vida do professor de jiu-jitsu e faixa preta, Breno Lyra, e seu aluno, Leandro Silva. Nesta quinta-feira (2/6), eles participaram do programa Fala Genefax na rádio Educadora FM 88,5 e falaram sobre a paixão pelo esporte, que vai além do tatame.
VOCÊ VIU ISSO? Pioneiro em Conceição do Jacuípe, CTT.40 Clube de tiro oferece ampla infraestrutura para a prática esportiva na região

O Jiu-jitsu é uma arte marcial japonesa, e também um esporte de combate, que utiliza técnicas de golpes de alavancas, torções e pressões para derrubar e dominar um oponente. O professor e faixa preta Breno Lyra iniciou no esporte em 2011, passando a ministrar aulas no ano de 2016, em várias academias de Feira de Santana.
Através do apoio de amigos, em 2018, montou uma equipe de forma independente, a BL Jiu-jitsu, junto com o Mestre Azul, o Top 05 do Mundo pela IBJJF (Sistema Geral de Graduação), que unifica o ensino e a prática as competições do jiu-jitsu da Faixa Branca a Faixa Vermelha, do Covil dos Leões com sede em Campinas (SP). Além da equipe Orinon Fight do Mestre Oscar, que fica em Brasília.
Desde então, Breno tem e sua equipe, tem conquistado inúmeros títulos, como: Campeonato Baiano – 2019, Campeonato Mundial – 2019/2021, Vice Campeão – 2018, Copa do Brasil – 2022.

“Nosso esporte ele exige muito da nossa mente, então a gente procura sempre trabalhar nosso lado espiritual também, o corpo e a mente. O jiu-jitsu contribui bastante para as pessoas que têm problema de ansiedade e depressão, ele ajuda a controlar esse lado, dá um ânimo, uma autoconfiança”, disse.
Leandro Silva, um dos alunos de Breno, conheceu o Jiu-Jitsu em 2018. Ele, que era obeso, precisou ser submetido a uma cirurgia bariátrica aos 30 anos, chegando a pesar 160 kg.  Quando deu inicio a prática da arte marcial, com o objetivo de ter uma vida saudável, Leandro encontrou no esporte o caminho para voltar a acreditar em si mesmo e , com o apoio do Sensei Breno Lyra, conseguiu trilhar o seu caminho para o desenvolvimento como atleta.
“O jiu-jitsu foi uma chave que virou na minha vida, mudou completamente 360° a minha vida, porque foi algo que eu precisava para me dar um gatilho de motivação e continua lutando, porque eu já vinha travando uma luta com a obesidade. Eu tinha 160 quilos perdi 80 kg tive que fazer uma cirurgia bariátrica por causa de complicações de saúde. O esporte me trouxe pra uma rotina de vida que eu não imaginava. Há 5 anos atrás eu não conseguia andar cem metros e hoje eu sou um atleta praticante de jiu-jitsu, faço três a quatro atividade física por dia”, contou.
Com foco e disciplina, para manter o cuidado com a saúde, ele já soma quatro anos de prática no esporte, contando com uma equipe multidisciplinar que o orienta na nutrição, preparação física e acompanhamento psicológico. Competindo há cerca de três anos, Leandro tem nove competições em seu cartel, e segue motivado a continuar buscando novos objetivos.
ASSISTA:

 

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Web Statistics