PODCAST FALA GENEFAX: Discriminado pela falta de estudos, vereador de Feira de Santana conta trajetória de superação na política

A trajetória política do vereador Zé Curuca (União Brasil) começou no ano de 2008. Atualmente, ele exerce o seu terceiro mandato na Câmara Municipal de Feira de Santana. Mas, antes da carreira pública, a sua vida foi marcada pela discriminação. Ele participou do 22° episódio do podcast Fala Genefax e contou detalhes sobre a sua história de superação através da política.
VOCÊ VIU ISSO? SEGURALTA: Seguros, consórcios e previdência, as melhores opções em produtos e coberturas para você e sua empresa=José Marques de Messias é mais conhecido em sua comunidade, no distrito de Humildes, como Zé Curuca. O apelido marcante surgiu ainda durante a sua infância. Ele explica que na época o seu pai era barbeiro e costumava cortar o seu cabelo utilizando uma máquina zero, que deixava a sua cabeça com um formato um tanto quanto diferenciado. “Só ficava o couro mesmo e aí deixava aquele pimpão na frente. Os ajudantes dele começavam a me dar cascudo e falavam ‘olha a curuca dele’. E aí, pegou o apelido Zé Curuca”, disse.
Zé Curuca exerceu a vereança entre os anos de 2008 e 2012, ele retornou à Casa Legislativa em 2017, e em 2020, foi reconduzido aos trabalhos do Legislativo feirense, compondo a Mesa Diretiva como 3º vice-presidente da Casa.
O podcast também contou com a participação da banda Soulpagodin
O vereador conta que por conta das dificuldades enfrentadas pela sua família na época, ele não teve condições de estudar, fato que se tornou motivo de julgamento para as pessoas, que não acreditavam na sua capacidade de exercer o cargo público para o qual havia se candidatado.
“Eu fui muito humilhado. Eles faziam pronunciamento e me chamavam de analfabeto, de vendedor de coentro, porque eu vendia coentro no Centro de Abastecimento. Não tive tempo para estudar porque meus pais naquele tempo não tinham condições de ajudar a gente. Com 12 anos eu já estava na olaria, amassando barro, fazendo telha, tijolo, para se manter”, conta.
Ao contrário do que muitos pensavam, Zé mostrou-se não somente capacitado para tal função, como também vem desenvolvendo-a com excelência. Atualmente, o seu principal destaque é o trabalho desenvolvido em benefício da sua comunidade, em especial, o seu reduto eleitoral, que é o distrito em que nasceu, o bairro do Limoeiro e adjacências que compõem a Zona Rural de Feira de Santana.
ASSISTA:

 

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Web Statistics