No Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, Genefax realiza palestra abordando o capacitismo

A palestra ocorreu a convite da FCC

Instituído pela Lei nº 11.133/2005, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência tem o propósito de conscientizar sobre a importância do direito das pessoas com deficiência, na promoção, defesa e garantia das condições de vida com dignidade. Em homenagem à data, o jornalista Genefax realizou uma palestra nesta quarta-feira (21/9), a convite da fábrica FCC, em Conceição do Jacuípe, abordando o tema capacitismo.
A iniciativa da empresa em promover a palestra demonstra a importância de refletir sobre o que é possível fazer para garantir que os direitos das pessoas com deficiência sejam respeitados. A palestra também foi transmitida para colaboradores de outros estados.
Inicialmente, o palestrante ressaltou que não é por acaso que a data coincide com o início da primavera, pois ela representa o nascimento e a renovação do movimento das pessoas com deficiência. Ao abordar o começo da sua a trajetória, Genefax destacou outro tema importante: a vacinação.
Durante sua fala, ele contou que aos 2 anos de idade, foi acometido pela poliomielite (paralisia infantil), justamente por não ter sido vacinado. O que, inicialmente parecia ser um ponto final, foi na verdade, o grande divisor de águas da sua vida.
Entre idas e vindas a hospitais, além de um longo processo de adaptação o adolescente que, por vezes, não foi notado por muitas pessoas, se manteve persistente e através de todo seu esforço e dedicação cresceu, conquistando até mesmo o que não imaginava. “A gente vive numa sociedade que nos ensina a ter medo da diferença – na qual tenta fingir que as pessoas não existem, mas elas existem”, afirmou.
Genefax relatou episódios marcantes, em que foi desacreditado e vivenciou na pele o capacitismo, como quando decidiu empreender vendendo frutas e em uma ocasião em que foi questionado por um policial por estar em uma festa.
O jornalista também contou um pouco sobre o início de sua história na comunicação. Na época, no ano de 2009, ele havia lançado o primeiro programa via internet do estado de Alagoas, um projeto ousado e inovador, o Fala Povão, que caiu no gosto popular. Passado certo tempo, retornou para Bahia e lançou o extinto Berimbau Notícias, que atualmente se chama Fala Genefax, e está entre os Portais de Notícias mais lidos no estado.
“Entre 2013 e 2014 eu ocupei um cargo de chefia na prefeitura de Conceição do Jacuípe, sendo responsável pela Comunicação e assessor direto da prefeita, e foram as muitas ocasiões que estivemos em eventos, inclusive em Brasília, em que eu era o único profissional portador de alguma deficiência e a minha presença nesses locais deixou um legado importante que foi o entendimento, não por eu ser deficiente, e sim por mostrar a minha capacidade era mais importante que a minha mobilidade”, disse.
A mensagem final que Genefax deixou ao público que prestigiou a palestra foi sobre a importância de assumir o papel de protagonista da nossa própria história, superando barreiras e provando para si mesmo que se podemos sonhar, também podemos tornar nossos sonhos realidade e, para isso, é preciso acreditar e lutar.
“O exemplo de superação que quero ser não é por ser portador de uma deficiência, e sim pelo meu trabalho e minhas conquistas. O legado que quero deixar é do meu trabalho e esforço diário que faço para conquistar os meus objetivos e não por ser um deficiente físico que venceu na vida”, concluiu.
A analista de Logística da FCC, Márcia Brito, falou sobre a iniciativa. “Temos vários grupos multidisciplinares na empresa, onde o colaborador se candidata a entrar em cada grupo que mais se identifica. O objetivo de cada grupo é desenvolver ações internas para a busca de mudança cultural. A ação de hoje foi uma ação do grupo de Diversidade no pilar PCD com o propósito de conscientização dos funcionários para a temática, levando em consideração a data 21 de Setembro, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi falado sobre o Capacitismo”, afirmou.
Sobre a empresa
A FCC é uma indústria brasileira de capital fechado fundada em 1969 que atua na indústria química. A tecnologia FCC está presente em todas as grandes marcas de carros produzidas no Brasil. É a maior fabricante de Massa Polimérica, vedantes para silos e carrocerias da América Latina. É também um dos maiores fornecedores de adesivos e termoplásticos para calçados do mercado Latino. A FCC também foi pioneira no Brasil em tecnologias de elastômeros termoplásticos verdes, produzidos com matérias primas de fontes renováveis.

 

VEJA TODAS AS FOTOS EM NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

 

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Web Statistics