‘Golpe do 0800’: saiba como identificar e o que fazer para não cair

Na fraude, golpistas enviam mensagens falsas se passando por bancos e dizem que um valor alto está em jogo.

Um novo tipo de golpe tomou conta de diversos canais de comunicação e tem feito muitas vítimas por aí: é o “golpe do 0800”, conhecido também como golpe da confirmação de compra ou golpe da falsa central de atendimento.

Obras da nova quadra poliesportiva coberta de Santo Amaro são iniciadas

Nesta modalidade de fraude, a vítima recebe uma comunicação, que acontece principalmente por mensagem de texto e ligação telefônica, em que o fraudador se passa pelo funcionário de um banco que tenta confirmar uma tentativa de compra ou de transferência de dinheiro — em geral, de alto valor.

Veja no exemplo abaixo:

Tentativa de golpe do 0800 — Foto: Arquivo pessoal
Tentativa de golpe do 0800 — Foto: Arquivo pessoal

A vítima se assusta e não reconhece a compra e, então, é direcionada para uma falsa central de atendimento para cancelar a compra. Por telefone, o fraudador tenta fazer com que a vítima forneça dados pessoais e financeiros, além de números e senhas de conta e cartões.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) explica que esse direcionamento pode acontecer de diferentes formas:

  • Quando a comunicação ocorre por mensagem de texto (seja via SMS ou WhatsApp), por exemplo, a própria mensagem pode informar um número que diz ser da central;
  • Já se o contato foi por telefone, o fraudador pode tanto fingir que ele já é atendente da central de atendimento, quanto fornecer um outro número;
  • Ao ligar para o número da falsa central, que pode até começar com o famoso 0800, a pessoa é atendida pelo fraudador, ainda se passando por funcionário do banco, e é induzida ao golpe.

E como evitar cair no golpe?

A principal forma de se proteger contra o golpe do 0800 é sempre desconfiar das mensagens e ligações.

Mesmo que haja um susto ao receber a mensagem ou ligação, a recomendação é manter a calma e não tomar nenhuma atitude por impulso.

A Febraban orienta a entrar em contato imediatamente com os canais oficiais da sua instituição financeira para ter a certeza de que algo aconteceu com a conta. Os canais oficiais podem ser verificados nos sites ou páginas das instituições.

IMPORTANTE: Não se deve ligar para os números fornecidos nas mensagens ou ligações suspeitas.

“O banco nunca liga para o cliente pedindo senha nem o número do cartão e também nunca liga para pedir para realizar uma transferência ou qualquer tipo de pagamento”, reforça a Febraban.

 

 

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Web Statistics