AGOSTO LILÁS: Prefeitura de Conceição do Jacuípe realiza palestra na Mondial sobre enfrentamento à violência contra mulher

A iniciativa continua nesta quarta-feira (28), com uma palestra na FCC.

Em mais uma ação do Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, a Prefeitura de Conceição do Jacuípe, por meio da Secretaria da Mulher, promoveu nesta segunda-feira (26/8), uma palestra sobre o tema na Mondial Eletromésticos. A iniciativa, que visa alcançar um público amplo, continua nesta quarta-feira (28), com uma palestra às 15h na FCC.

Matrículas abertas para a primeira Creche Municipal 24 horas de Conceição do Jacuípe
Foto – Fala Genefax

A iniciativa busca levar informações sobre a Lei Maria da Penha, medidas protetivas, assédio sexual, importância de denunciar qualquer tipo de agressão, os sinais de alerta e os serviços disponíveis para as mulheres em situação de vulnerabilidade.

Foto – Fala Genefax

Celma Moraes, titular da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Conceição do Jacuípe, destacou a importância do Agosto Lilás, campanha que visa reforçar o papel da comunidade em combater qualquer tipo de violência contra a mulher, seja ela física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral.

Foto – Fala Genefax

“A Secretaria vem desenvolvendo no decorrer do ano de 2024, especificamente no mês de agosto, palestras em vários órgãos do município, como Unidades de Saúde da Família (USF), escolas da rede municipal e particular e empresas de grande portes (Mondial e FCC), com público recorde de participantes. A ideia é destacar a importância da identificação e denúncia do agressor. Esta campanha segue na busca por garantir acesso à informação às mulheres que procuram ajuda para sair do ciclo de violência”, afirmou.

A Secretaria da Mulher foi criada pela atual gestão e conta com uma equipe multidisciplinar, incluindo assessora jurídica, assistente social e psicóloga.

Foto – Fala Genefax

A psicóloga Mirela Santos da Silva destacou a necessidade de levar essas informações diretamente para o ambiente de trabalho, onde um grande número de pessoas pode ser alcançado. “Tivemos durante todo o mês, uma programação para disseminar as informações em relação à violência doméstica. E nós pensamos nessa última semana em estarmos passando dentro das fábricas, porque tem um número muito alto de funcionários, e a gente precisa atingir um número máximo de pessoas para que elas entendam, tenham conhecimento a respeito da causa da violência doméstica e passem as informações adiante”, disse.

Foto – Fala Genefax

Reginalva Rebouças, assistente social, reforçou a importância da Secretaria da Mulher do município como um espaço de acolhimento e orientação para as mulheres em situação de violência.  “No município contém, sim, a Secretaria da Mulher, para estar combatendo, acolhendo, orientando essas mulheres. E, acima de tudo, para estar disseminando a informação. Essas palestras que estamos dando nas instituições é justamente para isso”, pontuou.

Foto – Fala Genefax

Ednalva Almeida, que trabalha no setor de montagem da Mondial, destacou a relevância da iniciativa. “É bom para que as pessoas se conscientizem do que está acontecendo. Achei maravilhoso, que continue assim”, avaliou.

ASSISTA

Como denunciar casos de violência doméstica

  • Emergência: ligue 190 para falar com a Polícia Militar. O atendimento telefônico é gratuito e imediato. A central 190 funciona 24 horas.
  • Ligue 180: Central de Atendimento à Mulher. Outro meio para denunciar os crimes de violência doméstica é ligar para o 180, a Central de Atendimento à Mulher, do governo federal. O serviço registra e encaminha denúncias aos órgãos competentes e fornece informações sobre os direitos das mulheres, bem como os locais de atendimento mais próximos e apropriados para cada caso, como as Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam).

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Web Statistics