Caruru de São Cosme e São Damião é oficializado como Patrimônio Cultural da Bahia

No dia dedicado aos santos gêmeos, o Governo do Estado da Bahia oficializou o Caruru de São Cosme e São Damião como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia. O decreto foi assinado pelo governador Jerônimo Rodrigues e publicado no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (27/9). O reconhecimento celebra a importância cultural e religiosa da festividade, que é um marco na cultura baiana.

Concurso Público de Conceição do Jacuípe: Provas em 29 de Setembro; confira os locais

A entrega oficial do título será realizada pelo Secretário de Cultura Bruno Monteiro às 13h, durante o I Seminário de Patrimônio Imaterial – Reconstruindo Memórias, no Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória. O evento reforça o compromisso com a preservação das tradições que moldam a identidade cultural do estado.

O reconhecimento do Caruru de São Cosme e São Damião como Patrimônio Cultural Imaterial foi aprovado por unanimidade em plenária do Conselho Estadual de Cultura (CEC), realizada em 19 de setembro. O registro especial será incluído no Livro de Registro Especial dos Eventos e Celebrações e no Livro do Registro Especial dos Saberes e Modos de Fazer. Os estudos que fundamentaram o reconhecimento foram conduzidos pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBa).

A celebração dos santos gêmeos, originalmente da igreja católica, foi ressignificada na Bahia através da cultura afro-brasileira, encontrando correspondência com os Ibejis, divindades gêmeas das religiões afro-brasileiras. Essa fusão de tradições é expressa no caruru, celebrado em 27 de setembro, com alimentos, sambas, rezas e ritos que refletem a união de práticas católicas e afro-brasileiras.

Na Bahia, o Caruru de São Cosme e São Damião é celebrado de forma diversa e comunitária, reunindo famílias e fiéis que cultivam a devoção aos santos e aos gêmeos. A festa, muitas vezes associada a famílias que possuem gêmeos, é realizada em várias etapas e envolve uma rica mistura de elementos culturais e religiosos, reafirmando a importância do caruru na preservação da identidade e memória do povo baiano.

 

 

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Web Statistics