BERIMBAU: Moradores da Vila Esperança reivindicam acessibilidade após instalação de guardrails impedir passagem de pedestres

A situação foi agravada devido a obra de duplicação realizada pelo Governo do Estado na BA-084.

A obra de duplicação da BA-084, realizada pelo Governo do Estado, tem gerado problemas para os moradores do Conjunto Habitacional Vila Nova Esperança, em Conceição do Jacuípe. Nesta terça-feira (14/5), a instalação de guardrails em frente ao Conjunto bloqueou a passagem de pedestres, que antes utilizavam o local para atravessar a via e se dirigir ao ponto de ônibus e suas casas.

VOCÊ VIU? Ganhe R$ 1.200 de cashback comprando a sua Honda Biz ou PCX na Moto Clube de Conceição do Jacuípe

Inconformados com a situação, os moradores se reuniram e removeram parte da estrutura do guardrail para garantir a passagem. No entanto, cientes de que essa é apenas uma solução paliativa, eles reivindicam uma solução definitiva do problema.

A cabeleireira Roqueline Muniz, que reside no local,  criticou a situação - Foto: Fala Genefax
A cabeleireira Roqueline Muniz, que reside no local, criticou a situação – Foto: Fala Genefax

Em entrevista ao FALA GENEFAX, a cabeleireira Roqueline Muniz, uma das moradoras afetadas, expressou sua frustração em relação à situação. “Ontem [terça] nós nos movimentamos aqui, uma vez que existem ali as barricadas que foram feitas com os guardrails, e nós ficamos impossibilitados de parar no ponto de ônibus e atravessar para o outro lado. Vimos famílias que estavam com crianças, sacolas, pertences e precisaram pular”, relatou.

Segundo moradores, os guardrails prejudicam a acessibilidade - Foto: Fala Genefax
Segundo moradores, os guardrails prejudicam a acessibilidade – Foto: Fala Genefax

Roqueline disse, ainda, que além de prejudicar os moradores, a situação também afeta os comerciantes que recebem clientes no Conjunto Habitacional. Ela destacou que a reivindicação feita pelos moradores é no sentido de buscar a realização de medidas que garantam a segurança e não prejudiquem os transeuntes.

“A gente não está querendo fazer algo político, mas sim algo que não venha a nos prejudicar enquanto transeuntes e nem que venha dificultar o acesso de pessoas, que também são comerciantes. Eu sou cabeleireira, pessoas vêm fazer cabelo comigo aqui. Também temos Tonimar, que tem uma petiscaria e o pessoal, no fim de semana, vem pra cá. Quando você tem uma dificuldade dessas, as pessoas se restringem de estar no local, e aí complica. O acesso é totalmente necessário para que a gente não se veja prejudicado”, pontuou. 

O pintor Luciano Franciole, que também reside no local, falou sobre a importância de pensar nos moradores - Foto: Fala Genefax
O pintor Luciano Franciole, que também reside no local, falou sobre a importância de pensar nos moradores – Foto: Fala Genefax

O pintor Luciano Franciole, outro morador, salientou que instalação dos guardrails é importante para a segurança dos motoristas, mas que também também é necessário pensar nos pedestres. Ele afirmou que a maioria dos moradores da Vila Nova Esperança não tem carro e depende do transporte público ou a pé para se locomover.

“Para quem tem veículo fica um pouco mais seguro, mas a gente tem que pensar na maioria. A maioria aqui não tem [veículo], depende de transporte público, de táxi e precisa atravessar essa via. Fazendo uma faixa de pedestres, instalando um redutor de velocidade, a pessoa vai poder atravessar. Aqui tem gente de cadeira de rodas, tem idosos. Uma pessoa que vai na rua fazer sua feira, o táxi não vai querer dar essa viagem toda para entrar aqui. Então, a pessoa vai atravessar um guardrail desse com sacolas na mão?”, questionou. 

O morador pediu que as autoridades responsáveis tomem providências para garantir a segurança e o bem-estar dos moradores. Estamos estabelecidos aqui desde 2015. Antes da duplicação já existia a Vila Esperança. Pedimos que olhem para a nossa comunidade com carinho, porque aqui tem gente de bem, gente de família e vai ficar dificultoso para a gente essa situação.”

ASSISTA

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Web Statistics