Confira o resumo da sessão ordinária da Câmara Municipal de Teodoro Sampaio dessa terça-feira (10)

Com a galeria lotada de servidores públicos públicos inconformados com a administração do município, a realizou, nessa terça-feira (10/10), mais uma Sessão Ordinária da legislatura 2021-2024, do biênio 2023-2024. Em atenção ao público presente, os vereadores centraram seus discursos nas necessidades da categoria, sobretudo no que tange às demandas dos professores.

VOCÊ VIU? Confira o resumo das votações e debates na Sessão da Câmara de Teodoro Sampaio desta terça (3)

Durante a sessão, foi discutido o Projeto de Lei n° 04/2023, que dispões sobre a criação do Conselho Municipal da Juventude no município. Os vereadores votaram pela aprovação do projeto.

O Projeto de Lei n° 09/2023, que institui o Programa de Recuperação Fiscal (REFIS), foi encaminhado para a análise da Comissão de Justiça e Redação.

Na oportunidade, também foi encaminhado para a Comissão de Justiça e Redação o Projeto de Lei n° 10/2023, referente a Lei Paulo Gustavo, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito especial no valor de R$ 84 mil, destinados a inserir no Fundo Municipal de Cultura.

Confira o principais trechos dos discursos dos vereadores:

Vereadora Dida Uzêda (PP)

Dida parabenizou os professores por se organizarem na luta por seus direitos. Ela expressou seu apoio à classe e mencionou os desafios enfrentados na tentativa de diálogo com o gestor para obter o cumprimento desses direitos. “Aos professores, parabéns por se organizar para lutar por direitos. É um dever do trabalhador ter seus direitos garantidos. Estou aqui para apoiar o trabalhador. Todos têm visto o quanto essa classe tenta dialogar com o gestor, entretanto os direitos não são atendidos”, disse.

Ela também elogiou o secretário de Ação Social pelo trabalho realizado com o Programa de Aquisição de Alimentos (PPA), que contou com uma emenda do deputado federal Jozeildo Ramos (PT), o que fortaleceu a agricultura familiar e ajudou a distribuir alimentos para a mesa de quem mais precisa. A edil também levantou a questão da iluminação pública, especialmente na Rua da Areia, destacando a escuridão que a cidade enfrenta.

Vereadora Nilma Vaz (PL)

A vereadora expressou seu apoio aos profissionais da educação e se comprometeu a apoiar as necessidades dos professores durante seu mandato. “Professores, vejo os apelos de vocês para vereadores, secretários e prefeito. Enquanto estiver aqui, estou junto com vocês.”

Vereadora Luana Gazar (PL)

Com a intenção de fazer um esclarecimento, ela retomou a fala do vice-prefeito durante a audiência pública realizada na Câmara, quando ele afirmou que não seria possível diminuir os gastos. “Em novembro de 2022 detectei que algo não caminha bem na Prefeitura, chamei o gestor para conversar. Sinto que não fui ouvida e quando chegou este ano a coisa pegou mesmo pra valer”. Em sua defesa, ela disse que enquanto secretária foi totalmente desrespeitada, por isso pediu exoneração do cargo. Há despesas fixas e há aquelas que poderiam ser evitadas.

Tratou também sobre o Dia do Professor, assegurando que os vereadores não virarão as costas para eles. “Os professores são a extensão do lar. Todo o meu carinho, dedicação e respeito por vocês”, disse em direção aos professores que estavam na casa. Além disso, parabenizou Max por sua eleição como presidente do diretório do PT e todos os envolvidos na conquista.

Vereador Valdir Duarte (PSB)

O vereador parabenizou a presença dos professores e expressou indignação em relação à Prefeitura por não pagar o reajuste e retroativos devidos aos professores, considerando isso um absurdo.

Além disso, ele discutiu uma reunião realizada com o Conselho de Assistência Social sobre os projetos PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), projetos que fortalecem o município de Teodoro Sampaio. “A ideia é fazer com que o dinheiro circule dentro do próprio município. É preciso ter um técnico agricula para que os agricultores tenham êxito dentro do município.”

Vereador Valtinho (CIDADANIA)

Em seu pronunciamento, o vereador afirmou que teria outro discurso, mas diante da presença maciça dos professores iria tratar da temática. Agradeceu aos profissionais e afirmou que sempre esteve presente nesta caminhada. “Teve a luta do primeiro precatório e o “pinóquio” [o atual gestor] não pagou porque não valoriza a classe.”

Para ele, se o prefeito tivesse a preocupação do trabalho desenvolvido na sala de aula e compromisso, investiria em formação continuada. “A Polícia já veio investigar as obras em nosso município. Essa é a pior gestão que o município já teve. É um gestor desastrado. Vai sair e deixar o município quebrado.”

Vereadora Sandra Gomes (CIDADANIA)

Sandra parabenizou os professores por sua luta pelos direitos e manifestou seu apoio à causa, incentivando-os a buscar o que é de direito. “Estamos do lado de vocês para o que precisar. Se é direito corram atrás, porque o dinheiro é de vocês”.

Ela também criticou a Secretária de Saúde pela falta de consideração com a população, mencionando o fechamento da unidade de saúde em Lustosa. Ela disse que as pessoas precisaram esperar sob o sol quente. “O que impede a unidade abrir cedo e a população esperar o atendimento na sombra?”, questionou.

A vereadora ainda reclamou da alegação do gestor municipal de que toda a cidade estava pavimentada. “A Rua Boaventura e as outras ruas de Lustosa, não estão calçadas e nem tão asfaltadas como vossa excelência fala”. Ela também alegou que o prefeito estava contratando pessoas para fofocar e demitindo aqueles que trabalham de fato.

Vereadora Valdelúcia Reis (PL)

A vereadora reafirmou seu apoio aos professores, destacando que sempre esteve ao lado deles e considera a luta pela valorização legítima. Ela mencionou que o tema do segundo precatório já foi discutido com o jurídico e que está ciente dos direitos envolvidos. Quanto ao primeiro, afirmou que não iria entrar no assunto, porque já foi discutido. “Os professores merecem um salário digno. Eu não sou da linha de discurso bonito, sou de agir.”

Além disso, a vereadora abordou a eleição do diretório do PT na cidade e criticou a dinâmica de sua realização.

Vereador Kerreu (PP)

O vereador parabenizou o Secretário de Infraestrutura Uilton Costa pelo trabalho de limpeza na comunidade Pau Brasil. Ele destacou a importância de garantir iluminação pública adequada, afirmando que os vereadores estão cobrando esse serviço devido às taxas pagas pela população.

Kerreu também mencionou a relevância do trabalho desenvolvido no Cruzeiro e se comprometeu a tratar da situação dos professores. “Eu nunca me neguei a tratar sobre a questão dos professores. Os 9 vereadores estão empenhados para que a coisa seja regularizada.”

Vereador Bel (PL)

O presidente da Câmara, vereador Bel, demonstrou apoio aos professores que reivindicam reajuste salarial e criticou a indiferença da administração municipal em relação a seus direitos. Ele enfatizou a importância da luta dos educadores e mencionou que a situação afeta não apenas os professores, mas todos os servidores públicos que estão aguardando um aumento de 4% desde janeiro.

Além disso, Bel questionou um contrato milionário para reparos em veículos feito pela gestão municipal, considerando-o excessivamente elevado, e criticou a falta de planejamento da administração atual, destacando a possibilidade de desemprego em massa na cidade. Ele comemorou a vitória da chapa apoiada pelo grupo político do pré-candidato a prefeito Nenengo (PSD) na eleição para presidente do diretório do PT.

ASSISTA

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Web Statistics