Doenças decorrentes do sedentarismo estão entre as que mais matam na Bahia

Na semana em que a obesidade mórbida infantil, foi uma das principais temáticas na área de saúde, o sedentarismo é uma realidade para mais de 46% de pessoas no Brasil, de acordo com o último levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) feito em 2014, ou seja, quase a metade da população brasileira não pratica qualquer tipo de atividade física. Na Bahia, as doenças decorrentes desse estilo de vida estão entre as que mais matam.

O dado é bastante preocupante, já que o sedentarismo pode levar a doenças muito perigosas – principalmente no sistema circulatório, como explica a médica Valdete Pimentel. “O sedentarismo é um comportamento que pode levar a pessoa a muitas doenças perigosas como pressão alta, diabetes, infarto no miocárdio, problemas de trombo-embolismo e pode provocar até acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e a obesidade”, explica.

A clínica-geral reconhece que é complicado dar o primeiro passo, mas afirma que a pessoa que tiver problemas com isso tem que procurar um atendimento médico, de preferência um endocrinologista, mas afirma que não precisa fazer exercícios extremos para manter seu corpo ativo. “É recomendável a prática de um esporte, mas uma caminhada de uns 30 minutos por dia já resolve, ou mesmo fazer isso três ou quatro vezes por semana, o que importa é ter uma rotina saudável de exercícios”, completa.Foto: Ilustração

Quem também ressalta a importância do exercício físico é o cardiologista do Hapvida, Dr. Newton Rodrigues, que enaltece a importância da atividade física na prevenção de doenças. “O exercício contribui para a manutenção do peso adequado ou para sua redução nos que apresentam sobrepeso; ajuda no controle da ansiedade ao aumentar a produção de serotonina, hormônio que age como ansiolítico e antidepressivo, além de contribuir ainda, na melhora das condições cardiocirculatórias, ajudando a prevenir doenças do coração”, afirma o cardiologista.

O médico destaca também que, para as pessoas hipertensas, deve se realizada a prática de exercícios aeróbicos como caminhadas, bike, esteira, natação e corridas, como também os anaeróbicos, por exemplo a musculação. Já para as pessoas idosas, o cardiologista tem uma dica diferenciada. “É recomendado que sejam feitas atividades de baixo impacto, a exemplo da hidroginástica, caminhada e bicicleta ergométrica”, orienta.

A verdade é que os baianos devem ficar preocupados com o sedentarismo já que ele é um dos principais fatores para o desenvolvimento de doenças que mais vitimam os baianos, como são os casos da diabetes, do AVC e do infarto do miocárdio, entre outras doenças do aparelho do circulatório. Essas são as patologias que mais matam na Bahia, vitimando 18.839 pessoas no ano de 2014, o que representou 23% das mortes no estado, de acordo com o último levantamento feito pela Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB). A liderança nesse ranking vem pelo menos dos últimos cinco anos, pois em 2013 foram 19.807, representando 24,3%; em 2012, foram 19.780,  representando 24,6%; em 2011, 19374, representando 24,7%; e em 2010, foram 19.154 mortes, o que significou  24,9% da Bahia dos falecimentos naquele ano.

Por isso, a recomendação dos médicos e especialistas é que a pessoa busque se exercitar de maneira rotineira e saudável porque além do exercício físico ser algo prazeroso, já que libera endorfina, que é uma enzima que diminui a ansiedade e o estresse, ele também é fundamental para evitar doenças que podem trazer sérios problemas ao organismo e que podem até levar a pessoa a óbito, como é o caso da hipertensão.

Curiosidade:

Atletas de alto rendimento não possuem a garantia de saúde, visto que eles exercem uma quantidade de atividade física demasiado alta para um ser humano comum o que pode acarretar. Caso não haja cuidado e equilíbrio com os exercícios e a alimentação, sérios problemas de saúde depois que a pessoa para de praticar os exercícios com a mesma intensidade.

 

43

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Web Statistics