Emenda Modificativa para alterar Projeto de Lei que da nome a complexo em Lustosa é rejeitada e gera polêmica

Uma das matérias, votadas durante a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Teodoro Sampaio, na manhã desta terça-feira (13/12) trata-se de uma emenda que visa alterar a lei que nomeia o complexo recém-construído no distrito de Lustosa, a qual foi rejeitada e gerou polêmica entre representantes do município no Parlamento.
Aprovada apenas pelos vereadores: Sandra Barros (CIDADANIA), Valdir (PSB), Bel (PL) e Valtinho (CIDADANIA), a Emenda Modificativa n° 004, pretendia revogar o projeto de Lei n°015, de 25 de novembro, do Executivo que nomeia como Complexo Educacional de Lustosa a escola já conhecida pela população como José Norberto Rodrigues.
A Emenda solicitava que a escola passasse a se chamar Complexo Educacional Padre José Norberto Rodrigues, em homenagem ao padre que outrora foi o responsável por implantar o primeiro colégio interno de Lustosa e levar luz elétrica para aquele povo.
A vereadora Sandra Barros, realizou seu discurso na Câmara de Vereadores cheio de emoção e indignação. ” Eu fiquei muito triste em saber que os vereadores votariam contra. Mas infelizmente tivemos essa surpresa. O Padre José Norberto Rodrigues, homem que foi pioneiro  na reforma agraria, o homem que levou para Lustosa a energia elétrica, o homem que implantou o primeiro colégio interno da Bahia em Lustosa. Vinha gente de todo estado e de fora do estado para estudar nessa escola”, contou ela.
Sandra Barros, que luta ao lado do povo pela conservação da história local, deixou claro que continua sendo contra colocar o nome da instituição como “Complexo Educacional de Lustosa”, nome que consta no Projeto de Lei que foi votado pelos vereadores de situação para atender ao Prefeito.
” É com muita dor que hoje eu venho aqui dar a minha nota de repudio a aprovação do capricho do José Alves, Bitinho (PL)”, disse.
Na oportunidade questionou a junção do Complexo( como será chamado) com a Escola Pindorama, unindo crianças com alunos de Ginásio. “São criança de 2 e 3 anos, vocês vão colocar juntos adolescentes com crianças. Isso é complicado você colocar alunos do ginásio com crianças”, concluiu.
A figura do padre José Norberto Rodrigues teve grande contribuição para Lustosa. Nascido no dia 6 de junho de 1910, em Terra Preta, vinha de uma família humilde, que vivia da fabricação e da venda de panelas de barro.
Em 30 de novembro de 1936, foi ordenado como padre, em Salvador, e realizou sua primeira missa no dia 6 de dezembro do mesmo ano.
Durante a sua vida, criou o Ginásio Pindorama, que contava com professores de nível superior, padres e médicos da melhor qualificação. O internato era o único, nas redondezas, que acolhia pessoas de toda a Bahia, e até de outros estados. Além disso, também fundou os colégios Tomé de Sousa, na capital, e Paraguaçu, no povoado de Nagé, próximo a Maragogipe.
Padre José Norberto foi responsável, ainda, por levar energia elétrica a Lustosa. Criou a Associação Escola Agrotécnica, e foi o pioneiro, no Brasil, a promover a reforma agrária.
VEJA TAMBÉM: Assista ao podcast Fala Genefax com os cantores Kheu Love e Ronny Peruano
Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Web Statistics