Fé, alegria e tradição: 108ª edição da Lavagem do Cruzeiro movimentou o fim de semana em Amélia Rodrigues

Fé, alegria e tradição marcaram a 108ª edição da Festa do Cruzeiro, que já faz parte da história de Amélia Rodrigues. O evento, que é promovido pela prefeitura municipal, teve início na sexta-feira (2/2) e contou com uma vasta programação, composta por atos como procissão, cortejos, shows musicais e o ponto alto da festa, a tradicional Lavagem, realizada neste domingo (4).

VOCÊ VIU? Em alusão ao Janeiro Branco, prefeitura de Amélia Rodrigues realiza palestra sobre os cuidados com a saúde mental
Benção da Luz e Procissão Luminosa marcaram a abertura do evento - Foto: Fala Genefax
Benção da Luz e Procissão Luminosa marcaram a abertura do evento – Foto: Fala Genefax

A abertura do evento ocorreu na sexta, com a realização da Benção da Luz e a Procissão Luminosa, que percorreu as ruas da cidade, iluminando o caminho dos fiéis em direção à Praça da Matriz.

Show da banda Toque Dez foi um dos mais aguardados da noite - Foto: Fala Genefax
Show da banda Toque Dez foi um dos mais aguardados da noite – Foto: Fala Genefax

A noite seguiu com apresentações musicais das bandas Herdeiros, Mr. V@n, 1 Novo Skema e o tão aguardado show da Banda Toque Dez, que fez o público vibrar ao som do arrocha.

No sábado, a festa continuou com os talentos locais, como a cantora Kelly Amorim e a banda Kuriosidade, proporcionando um repertório especial que animou a todos os presentes.

O ponto alto da noite foi o show do cantor Zezo - Foto: Fala Genefax
O ponto alto da noite foi o show do cantor Zezo – Foto: Fala Genefax

O ponto alto da noite foi o show do cantor Zezo, que levou o melhor da música romântica, seguido pela energia contagiante de Filipe Escandurras, que agitou a galera ao som do pagode.

Prefeito João Bahia (PSD) - Foto: Fala Genefax
Prefeito João Bahia (PSD) – Foto: Fala Genefax

O prefeito João Bahia (PSD) expressou satisfação com o evento, ressaltando a importância da Lavagem do Cruzeiro para a cidade. “É uma tradição na nossa cidade, graças a Deus estamos fazendo novamente essa festa, está tudo tranquilo, na paz e com artistas de ponta que o público está curtindo”, avaliou o gestor.

Prefeito João Bahia e a primeira-dama Célia Bahia ao lado do jornalista Genefax - Foto: Fala Genefax
Prefeito João Bahia e a primeira-dama Célia Bahia ao lado do jornalista Genefax – Foto: Fala Genefax

A primeira-dama Célia Bahia enfatizou o significado cultural e tradicional da Lavagem. “A Lavagem significa tradição. É uma recordação para nós que nascemos e fomos criados aqui e vimos essa festa começar”, disse.

Cortejo reuniu grande público - Foto: Fala Genefax
Cortejo reuniu grande público – Foto: Fala Genefax

Como não poderia ser diferente, o último dia de festa começou com a Lavagem, que mobilizou autoridades locais, moradores, turistas e inúmeros adeptos e simpatizantes das religiões de matriz africana. O cortejo das baianas saiu da Praça da Matriz em direção a Praça Schitini, onde as escadarias do Cruzeiro foram lavadas com água de cheiro, em um ato simbólico de purificação e renovação.

Babalorixá Derval, representante da Associação Religiosa, Cultural e Beneficente Ilê Asé Onirê Adê Fadaká - Foto: Fala Genefax
Babalorixá Derval, representante da Associação Religiosa, Cultural e Beneficente Ilê Asé Onirê Adê Fadaká – Foto: Fala Genefax

O babalorixá Derval, representante da Associação Religiosa, Cultural e Beneficente Ilê Asé Onirê Adê Fadaká, destacou a importância do evento para as religiões de matriz africana e agradeceu o apoio da prefeitura. “É algo muito importante para a nossa religião de matriz africana, porque nós somos povos tradicionais e merecemos respeito. Estamos aqui hoje não só por causa da Lavagem, mas também para mostrar a nossa cultura dentro da cidade”, afirmou.

No palco principal, a festa foi encerrada com os shows de Samba Miudinho, Banda Brisas, Banda Sêmen e Adão Negro, proporcionando um espetáculo musical diversificado para todos os gostos.

Além das manifestações culturais e religiosas, destaca-se a tranquilidade que permeou toda a festa, o que evidencia a organização e segurança do evento. Durante os dias de celebração, não foram registrados incidentes violentos, contribuindo para que a Lavagem do Cruzeiro transcorresse em um ambiente de harmonia e respeito.

CONFIRA

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Web Statistics