Feira da Educação Especial em Coração de Maria: inclusão e vivências marcam a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Celebrando a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, Coração de Maria se tornou o centro do aprendizado, inclusão e vivências educativas durante a Feira da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva que acontece na cidade. Organizado pela Prefeitura Municipal, o evento contou com a presença de especialistas, educadores, alunos e suas famílias, todos unidos pelo objetivo de promover a educação inclusiva e valorizar as práticas pedagógicas que atendem às necessidades especiais.

Kley Lima apresenta propostas para reeleição em Coração de Maria com foco em Educação, Saúde e Desenvolvimento Econômico
Foto: Fala Genefax

A abertura da feira, ocorrida nesta segunda-feira, (26/8), contou com a ilustre presença do Dr. Jair Soares, médico neurologista e especialista em autismo. Em sua palestra, com o tema: “Nossa História: Quem Somos e o Que Fazemos”, Dr. Jair enfatizou a importância de uma inclusão real e efetiva, que vai além do discurso e envolve tanto as crianças neuroatípicas quanto suas famílias e professores. “A inclusão não pode ser apenas uma propaganda. Deve ser real, envolvendo a família, treinando professores e proporcionando a essas crianças uma evolução que as prepare para a vida adulta com a maior desenvoltura possível, com menos necessidade de ajuda”, destacou o palestrante.

Foto: Fala Genefax

O segundo dia da feira, nesta terça-feira (27), conta com a visita dos alunos da rede municipal de ensino aos diversos estandes montados no local. A experiência foi pensada para proporcionar aos estudantes uma imersão nas práticas e recursos utilizados no atendimento educacional especializado, como explicou o secretário de Educação, Joelson Silva: “Estamos na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência e, com esta feira, queremos envolver as escolas do ensino regular nessa perspectiva inclusiva. Aqui, os alunos podem interagir com jogos, práticas e profissionais especializados, adquirindo conhecimento que enriquecerá sua compreensão sobre a inclusão”.

Foto: Fala Genefax

A primeira-dama Gardênia Lima, também presente no evento, ressaltou o compromisso do município com a educação inclusiva: “Nós abrimos essa semana aqui no município de Coração de Maria com uma palestra de uma pessoa muito importante na nossa cidade, que é o Dr. Jair Soares, referência no tratamento de crianças com autismo. O intuito do município, na verdade, é buscar a inclusão. Precisamos que a pessoa com deficiência seja olhada com paixão, empatia e cuidado, e não com afastamento ou com estranheza. O objetivo da educação de Coração de Maria é buscar inclusão e já temos vários aparatos necessários como a equipe multidisciplinar, temos o NNEE (Núcleo de Necessidades Educacionais Especializado) que a gente atende com um fonoaudiólogo, psicólogo entre outros profissionais”, disse.

Foto: Fala Genefax

“Coração de Maria graças a Deus está no rumo certo na educação de um modo geral e na educação especial. A feira acontece para dar visibilidade a essas questões para chamar atenção da sociedade para a pessoa com deficiência. E incluir todo mundo. Se todo mundo fizer um pouquinho, a gente consegue alcançar esse objetivo, que é inclusão. ”

Foto: Fala Genefax

Ligia Maria Cerqueira, articuladora da educação especial do município, compartilhou a origem da ideia para a feira, inspirada em uma iniciativa vista pelo professor Joelson no estado do Pará. “Essa feira permite que a comunidade educacional vivencie as práticas realizadas com alunos especiais. Trouxemos jogos interativos, games de acessibilidade e outros recursos utilizados no atendimento especializado. Queremos que todos os visitantes possam experimentar essas vivência”, explicou.

Foto: Fala Genefax

Jocélia Maria dos Santos, dona de casa, compartilhou emoção o impacto positivo que a inclusão e o apoio especializado proporcionaram a seu filho. “Ele tinha dificuldade para se apresentar e era tímido, mas, graças a trabalho, hoje ele lê perfeitamente e possui autonomia. Ver meu filho, que tem 16 anos, fazer provas sem adaptações, ler e escrever textos é uma conquista enorme, ” disse.

Foto: Fala Genefax

“A feira, o NNEE, o projeto que vem incluindo essas crianças que até então era discriminada, está sendo maravilhoso. Eu só tenho que agradecer, agradecer à diretora, à primeira-dama Gardênia, e o prefeito Kley Lima, porque a gente não tinha esses eventos com as crianças especiais. As crianças especiais eram excluídas, hoje elas são incluídas. Nós somos todos incluídos e eu só tenho a agradecer,” concluiu.

 

IR PARA O ÁLBUM DE FOTOS

 

 

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Web Statistics