Governo flexibiliza ingresso de famílias unipessoais no Bolsa Família

As famílias unipessoais são aquelas compostas por apenas um membro, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal.

O governo federal decidiu flexibilizar a entrada de famílias de uma só pessoa no Bolsa Família. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o limite de 16% de atendimento de famílias unipessoais continua valendo para os municípios, que fazem a pré-habilitação dos cidadãos no programa de distribuição de renda. Mas, ao chegar neste limite, pessoas pertencentes a três grupos específicos ainda poderão ingressar.

Prefeitura de Santo Amaro inaugura Ginásio Poliesportivo e Infocentro na Escola Municipal Professora Isabel Coelho

Serão favorecidos aqueles que tenham em seu cadastro indicação de que estão em risco de insegurança alimentar; indicação de que estão em situação de violação de direitos; ou nos casos de identificação ou atualização cadastral feita por meio de entrevista em domicílio, registrada no Cadastro Único.

A pré-habilitação, no entanto, ressalta o MDS, não garante o ingresso imediato no Bolsa Família.

“A concessão mensal de benefícios depende, ainda, de priorização de municípios, de acordo com a cobertura do programa, e da disponibilidade orçamentária e financeira”, afirma o ministério.

A flexibilização das regras nesses casos específicos é fruto de um acordo com a Defensoria Pública da União (DPU) e vale para todos os municípios brasileiros, a partir da folha de julho deste ano. Ainda de acordo com o MDS, essas pessoas incluídas também poderão receber o auxílio-gás, que é pago a cada dois meses.

 

 

Buy Jannah Theme

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Web Statistics