Jornalista britânico afirma que sexo oral foi causa de seu câncer de garganta

O jornalista Max Channon, do “Daily Express”, do Reino Unido, revelou em uma entrevista ao jornal “The Express” que desenvolveu um câncer de garganta relacionado à prática de sexo oral. Diagnosticado com um carcinoma espinocelular orofaríngeo positivo para HPV16, Channon foi enfático: “O sexo oral me deu câncer”.

Para refletir… A Arte De Aprender

Ele comparou seu caso ao do ator Michael Douglas, que em 2013 também associou o sexo oral ao seu câncer de garganta. Apesar do diagnóstico, Channon afirmou: “Me diverti muito para ter arrependimentos”. Após o tratamento, o jornalista foi curado da doença.

O papilomavírus humano (HPV), mencionado por Channon, é um dos principais causadores de cânceres orofaríngeos. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o HPV é um grupo de vírus muito comum, com mais de 100 variações, sendo pelo menos 14 delas cancerígenas. As variações HPV16 e HPV18, por exemplo, estão ligadas a 70% dos cânceres de colo do útero e também são associados a cânceres da garganta, pênis, vulva e ânus.

O cirurgião Roberto Santos explica que o câncer de garganta é mais comum em homens fumantes com mais de 60 anos. O tabagismo e o alcoolismo são fatores de risco conhecidos, mas a exposição ao HPV, muitas vezes por meio de sexo oral, também pode aumentar as chances de desenvolver a doença.

“Tenho certeza de que ser fumante por 30 anos e gostar de um whisky ocasional não ajudou a melhorar as coisas”, refletiu Channon sobre o impacto de seus hábitos no desenvolvimento da doença.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) reforça a importância da vacina contra o HPV como uma forma eficaz de prevenir infecções causadas por diversos tipos do vírus, incluindo os que podem levar a cânceres na garganta e em outras partes do corpo. A vacina é uma medida preventiva importante para evitar o desenvolvimento de lesões pré-cancerosas e cânceres relacionados ao HPV.

 

 

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-160

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Web Statistics