Lavagem em Oliveira dos Campinhos une católicos e adeptos do Candomblé em demonstração de fé e devoção 

Oxalá e Nossa Senhora da Oliveira protagonizaram uma das principais celebrações do calendário de festas populares de Oliveira dos Campinhos, distrito de Santo Amaro. Entre baianas adornadas de vestes brancas, jarros de flores e água de cheiro, um perfume exalava a fé e a devoção de sua gente.

O sincretismo religioso é uma característica única desta celebração, que proporciona um encontro respeitoso e harmonioso entre duas tradições distintas. Católicos e adeptos do Candomblé se unem para compartilhar esse momento especial de devoção.

Centenas de pessoas, entre moradores, autoridades e turistas participaram do cortejo das baianas, que partiu da Praça Joaquim Cordeiro (Praça do Comando), para realizar a lavagem do adro da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira na manhã deste domingo (3/9).

Fé e devoção foram as palavras de ordem. Entre os participantes, seu Pedro Ferreira, carinhosamente conhecido como Pedro do Vasco, de 70 anos, destacou que expressa sua gratidão em todas as oportunidades. “Se tem uma pessoa que tem o que agradecer, não desmerecendo as outras, sou eu. Já alcancei diversas graças pedindo a Mãe da Oliveira a proteção”, relatou.

Fiéis católicos, filhos e filhas de santo se misturam em meio a grupos de samba de roda, percussão e capoeira. O organizador da lavagem, Newton de Oxaguian, destacou a importância das comunidades de matrizes africanas se reunirem para realizar o evento e ressaltou a importância desse encontro cultural.

“Fui iniciado em Berimbau, no Ilé Asè Omo Arín Má Sùn, mas sou santoamarense, moro em Oliveira, trabalho aqui e estudo em Santo Amaro. Penso que é muito importante nós moradores de Oliveira, fazermos a festa. A gente não quer que as baianas de Santo Amaro deixem de vir, nós queremos agregar o povo de axé do distrito e os grupos culturais com o povo de Santo Amaro, a nossa intenção é fazer uma grande união.”

“A importância desse evento é de fortalecer e resgatar a cultura e fomentar o comércio.  A gente entende que a festa cultural de forma geral é muito importante para nós mostrarmos nossa identidade. O pessoal da prefeitura deu todo suporte, as quartinhas, as flores, todo material, a charanga e o carro de som, chegaram junto para que a festa pudesse acontecer”, disse ele.

O cortejo contou também com a presença de autoridades como a prefeita Alessandra Gomes (PSD), que destacou a importância dos festejos, reconhecendo o valor desse evento para a comunidade. “Oliveira é um distrito maravilhoso, respeitoso, calmo, mas é festeiro. Então na lavagem eu estarei sempre aqui, enquanto gestora eu estiver. É importante termos os festejos para que as pessoas sejam mais felizes, pois com tanta maldade, e a covid, encontramos momentos tristes e agora a vida está de verdade voltando ao normal”, afirmou a gestora.

A secretária de Agricultura, Pesca, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ana Lícia, também destaca a importância da tradição. “É um evento tradicional que a comunidade vem, acompanha e mesmo com as dificuldades de orçamento a prefeitura conseguiu realizar esse evento”, pontuou.

A festa contou também com a presença do Secretário de Planejamento, Xuxu, que celebrou a manifestação popular e a alegria que ela traz, destacando a festa de Nossa Senhora da Oliveira como o evento mais marcante da região. “É um momento de alegria e de festejar esse evento de manifestação popular. Acho que a maior daqui da região é essa festa de Nossa Senhora da Oliveira, que será no próximo domingo, mas hoje é a Lavagem. Hoje é dia de comemorar, curtir e receber os amigos de outras cidades e da sede também”, ressaltou.

Jaqueline, que é adepta do Candomblé, comemorou o sucesso da festa e convida as casas de Axé da região a participarem no próximo ano da Lavagem.

IR PARA ÁLBUM DE FOTOS 

ASSISTA

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Web Statistics