Lives cheias e praças abandonadas: o retrato do governo da “Madrasta Amadora”

No ano de 2020 os cidadãos e cidadãs conjacuipenses foram às urnas com o coração cheio de esperanças, após 8 anos de governos de omissão, ilegalidades e irresponsabilidade das gestões anteriores. Foi o sentimento de abandono que levou as pessoas a conceder uma nova oportunidade a Tania Yoshida para cuidar do município. Com um plano de governo carregado de promessas – que o leitor por revisitar AQUI – ela foi eleita com expressiva margem de votos.
E o que aconteceu após quase dois anos de governo? As promessas estão sendo objetivadas? Ainda há tempo suficiente para materializar o que não foi cumprido? O que o governo precisa atentar para equacionar problemas estruturais que afetam a vida das pessoas e que precisam ser priorizados?
Por falar em prioridade notabilizou-se ao longo desse tempo a tendência de substituição do trabalho de prefeita pelo trabalho de blogueira em lives recorrentes onde se fala de tudo e, esporadicamente, se tenta prestar contas da gestão. Tem propagandas, homenagens, agradecimentos por presentes recebidos dos fãs, broncas e aborrecimentos por conta de fofocas acerca da vida pessoal da prefeita e, quando sobra um tempinho, são mencionadas algumas iniciativas inerentes à gestão municipal. Constata-se, deste modo, que as políticas públicas sintonizadas com o plano de governo estão desprovidas de debate sério e cresce entre os populares o sentimento de estarem em um barco à deriva. O caso das praças públicas é bastante emblemático neste sentido.
Em suas andanças durante a campanha eleitoral, Tânia Yoshida demonstrou grande desconforto e assumiu compromissos a fim de promover a requalificação das praças. Sabe-se que existe em Conceição do Jacuípe um vínculo cultural entre os cidadãos e as praças espalhadas pelo município. É o caso da Praça da Santa, um dos principais aparelhos públicos estimados pela população Católica que vive no município. Em visita à esta praça entrevistamos uma senhora que, por medo de retaliações, solicitou que sua identidade fosse preservada. Disse ela ao Portal FALA GENEFAX:
“De modo geral as praças de Berimbau estão sucateadas, eu vou falar da Praça da Santa, mas faça o favor de não colocar meu nome porque Tânia é vingativa. Votei nela, mas tenho que falar a verdade. Eu tô muito triste pela situação da Praça da Santa, que é uma praça que tem um significado muito religioso para a cidade, mas se encontra abandonada há um tempo. O povo não olha, não cuida. Latas de lixo arrancadas. Os bancos todos acabados, etc.”
A Praça da Prefeitura é outra que não tem sido contemplada pelas políticas públicas do Governo Yoshida. Populares protestaram durante nossa passagem, para coletar material para esta matéria, que a praça esta acabada. Um deles utilizou a expressão “entregue as baratas” para descrever, com indignação, a falta de prioridade governamental com uma das mais importantes praças do município.
Além da inexistência de reformas estruturais parece não haver uma política de planejamento junto à Secretaria de Obras a fim de prover a manutenção das praças. Se houvesse o mínimo de seriedade com esta questão o que está previsto no plano de governo deveria estar sendo colocado em prática. Mas optou-se pela negligência: São problemas de acúmulo de lixo, iluminação insuficiente, gramado sem reparo, box necessitando de reformas, banheiro completamente inapropriado para utilização. A maior parte desses problemas foram constatados na Praça Benjamin Costa. O impacto da ausência de uma forte política que cuide das praças reverbera na ausência das pessoas nestes espaços, limitando momentos de lazer, esporte e encontros sociais diversos. Além de tudo prejudica o comércio e ainda contribui para causar problemas de ordem sanitária, como no caso dos banheiros que podem favorecer a propagação de doenças e, por isso, já deveriam ter sido interditados e suas reformas e higienizações iniciadas.
Se o leitor acessar o Plano de Governo de Tânia Yoshida não vai encontrar uma linha sequer onde há compromisso de fazer lives, mas lá está o compromisso com a “Urbanização e revitalização de todas as praças”. A atual Chefe do Executivo também prometeu no referido plano a “Construção das Praças do Amparo, Bessa, Baldez, Urbis I, Urbis II, Nova Brasília, Tribo, Guedes e Maria Nascimento”. Ora, se já se passaram quase dois anos de governo e as praças atuais estão precarizadas, como descrevemos aqui e cujas fotos ao final da matéria demonstram contundentemente, o que dizer das outras promessas?
Outra expectativa da população é de ter “Wi-Fi Gratuito nas praças”. Está no plano de governo. Mas se falta se falta até assento apropriado e outras condições de frequentar as praças, como e quando essa promessa será cumprida? Talvez seja efetivada quando as lives passarem a ser menos importantes que as políticas públicas e se cumpra em uma das praças outra promessa de campanha que está relacionada à transparência: “Prestação de contas em um painel instalado em praça pública, com canal direto com técnicos, para a população tirar dúvidas com dias e horários específicos”.
Por enquanto o que se tem são lives cheias e praças abandonadas! Muita superficialidade e pouco do que é essencial sendo feito!
Reveja o plano de governo de Tânia Yoshida: AQUI
Veja as fotos das praças em 10 de novembro de 2022:

 

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

11 Comentários

  1. Excelente matéria . Para abrir os olhos da população
    Ver realmente a farsa que está sendo esse governo.

    Colocamos nossas esperanças na senhora Pref. Tânia
    Creio que mais uma vez perdemos tempo

  2. rapaz votei e fiz campanha pra mainha mas tou mim escondendo dos jacus de nono kkkkkkk
    infelizmente aguentar mais 2 anos
    ja chega de mulher na prefeitura de Berimbau

  3. Engraçado que o senhor Gene só está notando as coisas agora, me parece ainda está recentido por não ter lucrado com a cobertura do São João. Pois antes disso a prefeita era a melhor inclusive lembro-me muito bem no de carona com Gene fax, só faltou pedir para as pessoas votarem abertamente. Já está na hora de tirar esse recentimento do coração e deixar a mulher trabalhar em paz.

  4. Caramba! Infelizmente Genefax tem razão. Berimbau teve meio mundo de promessas, mas o que estamos vendo é que tem muito dinheiro jogado fora. Em que pese a área da saude ter tido uma melhora substancial, o resto tá deixando a desejar. Ruas sujas, escuras, todas as praças abandonadas, enfim, votei para tirar Roubélia do poder, mas parece que Tânia está cansada. Como bem disse Genefax, a cidade está uma caos. Tânia nem de longe se compara com aquela antiga Tânia, guerrreira, trabalhadora, que prometia e cumpria. Como alguém falou, o neto dela tá arregaçando. Comendo uma dinheiro da zorra. É pra ele que o dinheiro está correndo.

  5. Faz vergonha dizer que mora em berimbau
    A cidade faz vergonha em todos os sentidos, na saúde, esporte, educação, infraestrutura, segurança então…. nem se fala
    O tráfico tomou conta da cidade
    Berimbau só está bom p os filhos de mainha, família Marinho que todos trabalham na prefeitura, a família Ribeiro que também comanda a prefeitura
    Uma quadrilha organizada, com tanto dinheiro ainda são caloteiros

  6. Moro aqui na Vila Esperança, e tenho muito orgulho, sou Representante Comercial e amo esse Bairro.

    Mais a Vila está abandonada, muito mato e lixo… limpo a frete de minha casa , mas precisa urgente de Limpeza.

  7. Vergonha! Vcs tem que visitar a obra do mercado cultural que estão fazendo, lavagem de dinheiro jogada na cara da população, materias de péssima qualidade, responsável leigo em obras, projeto tinha blindex em todas as entradas, colocaram um monte de grades horríveis. Agora vem a pergunta KD o dinheiro da obra?! No bolso deles é claro!! Uma obra que era de 3 meses e já tem 1 ano.

  8. Se fosse só isso.
    Ela está deixando o Neto dela comandar a prefeitura. Lapiando o dinheiro público, inventando shows de fachada nos fundos da prefeitura, sendo que tudo é pago com o dinheiro público. Ele também é outro mafioso.
    Depois que ela entrou na prefeitura o crime tomou conta da cidade. Também tem razão, apoia bandidos.

  9. Essa prefeita e fácil de enganar o povo cm falsas promessas de que mudou mas pra mim ela continua a mesma em falar de abandono me senti tão triste qdo fui ao Picado e vi a triste realidade que o povo daquele distrito vive prefeita acorda aquele lugar merece respeito e ali encontra pessoas honestas que votou em vc e ainda da tempo faz alguma obra e talvez um dia vc seja lembrada até mesmo por colocar uma pedra no chão feita pelo seu governo. Seu ódio pelo povo do Picado é extremo e por isso não faz nd por aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Web Statistics