NOTA DE ESCLARECIMENTO

EM ATENÇÃO A MATÉRIA VEICULADA NO ÚLTIMO DIA 27/06 PELA EMISSORA TV SUBAÉ DE FEIRA DE SANTANA, VENHO POR MEIO DA PRESENTE NOTA ESCLARECER A POPULAÇÃO DE CONCEIÇÃO DO JACUÍPE A CERCA DOS FATOS RELACIONADOS AO CASO DE MICROCEFALIA DA CRIANÇA DE PRENOME “ARTUR”, FILHO DA SRA JUCIANA LOPES DOS SANTOS.

A CITADA SRA. PROCUROU A SECRETARIA DE SAÚDE APÓS O NASCIMENTO DA CRIANÇA, ALEGANDO QUE A MESMA ESTAVA NO HOSPITAL DA MULHER,COM UMA SOLICITAÇÃO DE PROCEDIMENTO CIRÚRGICO DE GASTROSTOMIA (ABERTURA DA CAVIDADE GÁSTRICA PARA INSERÇÃO DE SONDA PARA ALIMENTAÇÃO), A SER REALIZADO NO HEC (HOSPITAL ESTADUAL DA CRIANÇA), UNIDADE AQUELA DE REFERÊNCIA PARA ESSE TIPO DE PROCEDIMENTO, E QUE ATÉ AQUELE MOMENTO NÃO ESTAVA CONSEGUINDO A TRANSFERÊNCIA DO MENOR.

DE PRONTO A SECRETARIA DE SAÚDE ENTROU EM CONTATO DIRETO COM A DIRETORA DAQUELA UNIDADE, SRA MILENA, A QUAL EM ATENDIMENTO AO NOSSO PEDIDO LIBEROU A SUA TRANSFERÊNCIA.

ATO CONTÍNUO, ÀS CUSTAS DA ALTA DEMANDA DA UNIDADE HOSPITALAR E PELA NECESSIDADE DE VAGA EM UTI PARA O RECEBIMENTO DO PÓS OPERATÓRIO DE ARTUR, POR DIVERSAS VEZES FORA FEITA A PROGRAMAÇÃO DO PROCEDIMENTO SENDO EM SEGUIDA SUSPENSO PELO MOTIVO EXPOSTO.

NAQUELA OPORTUNIDADE A SECRETARIA DE SAÚDE DE CONCEIÇÃO DE JACUÍPE MAIS UMA VEZ INTERVIU, AGORA JUNTO AO MINISTÉRIO PÚBLICO, SOLICITANDO APOIO PARA A BREVIDADE DO PROCEDIMENTO JÁ QUE SE TRATAVA DE DEMANDA PRIORITÁRIA PELA DOENÇA APRESENTADA POR ARTUR.

NO DIA POSTERIOR O PROCEDIMENTO FORA REALIZADO COM SUCESSO E A CRIANÇA LOGO EM SEGUIDA FOI LIBERADA DA UNIDADE HOSPITALAR.

DEPOIS DESSE EPISÓDIO, A SRA JUCIANA LOPES EM NENHUM MOMENTO PROCUROU A SECRETARIA DE SAÚDE PARA TRATAR DA CONTINUIDADE DO TRATAMENTO DE ARTUR, PROSSEGUINDO POR ESCOLHA PRÓPRIA O ACOMPANHAMENTO DE OUTRA FORMA.

RESSALTA-SE QUE A SECRETARIA DE SAÚDE ATRAVÉS DA USF(Unidade de Saúde da Família) DO PICADO FAZ O ACOMPANHAMENTO REGULAR DE OUTRA CRIANÇA PORTADORA DO MESMO DIAGNÓSTICO (M.V.S. nascida em 16/02/2016) NO PROGRAMA DE ACD (ACOMPANHAMENTO DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO) E ATRAVÉS DAQUELA USF, QUE FEZ O ENCAMINHAMENTO DO MESMO, JÁ ESTÁ MATRICULADO E EM TRATAMENTO NO HOSPITAL SARAH EM SALVADOR.

ALÉM DISSO, SÃO GARANTIDOS PARA A MESMA TODOS OS TRATAMENTOS DE FISIOTERAPIA E ACOMPANHAMENTO PEDIÁTRICO NO PRÓPRIO MUNICÍPIO.

DESTARTE, RESTA CLARO QUE A PREFEITURA DE CONCEIÇÃO DO JACUÍPE ATRAVÉS DE SUA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, JAMAIS DEIXOU DE ASSISTIR QUALQUER CIDADÃO QUE BUSCA  A SAÚDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO OU FORA DELE.

AO CONTRÁRIO DISSO, A REDE DE SAÚDE DO MUNICÍPIO ATENDE UM NÚMERO ELEVADO DE PACIENTES DE OUTROS MUNICÍPIOS, ESPECIALMENTE DE CORAÇÃO DE MARIA E AMÉLIA RODRIGUES, DEVIDO À SUA PROXIMIDADE TERRITORIAL, COMO É O CASO DA COMUNIDADE DO SAPÉ, RESIDÊNCIA DA SOGRA DA SRA JUCIANA, QUE ESTA LOCALIZADA EM REGIÃO LIMÍTROFE ENTRE OS MUNICÍPIOS DE AMELIA RODRIGUES E CONCEIÇÃO DO JACUÍPE.

IMPORTANTE TAMBÉM DESTACAR DOIS ASPECTOS DE EXTREMA RELEVÂNCIA:

O PRIMEIRO É QUE A SRA. JUCIANA RESIDIA NO MUNICÍPIO DE AMÉLIA RODRIGUES E NÃO EM CONCEIÇÃO DO JACUÍPE, PROVA DISSO É QUE DURANTE SUA GESTAÇÃO FEZ O ACOMPANHAMENTO PRÉ-NATAL NAQUELE MUNICÍPIO, TENDO AQUI A RESIDÊNCIA DE SUA SOGRA, DE QUEM RECEBERA APOIO PARA CUIDADOS DE SEU FILHO, FATO QUE CONTRIBUIU PARA O PROLONGAMENTO DE SUA ESTADIA EM CONCEIÇÃO DO JACUÍPE.

O SEGUNDO É QUE EXISTE UM PROTOCOLO DEFINIDO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE QUE APRESENTA UM DESENHO DE REGIONALIZAÇÃO E HIERARQUIZAÇÃO DA REDE DE REFERÊNCIA POR MACRO REGIÃO DO ESTADO, NO QUAL O MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO JACUÍPE TEM COMO REFERÊNCIA PARA O PARTO E ASSISTÊNCIA DE CRIANÇAS MICROCEFÁLICAS OS MUNICÍPIOS DE FEIRA DE SANTANA E SALVADOR, CUJAS UNIDADES DE SAÚDE SÃO: O HOSPITAL INÁCIA PINTO DOS SANTOS (HOSPITAL DA MULHER)E O HOSPITAL DE REABILITAÇÃO SARAH, O QUE SIGNIFICA DIZER QUE, A PARTIR DA EXISTÊNCIA DESSA REDE TODAS AS CRIANÇAS NASCIDAS COM MICROCEFALIA SERÃO ENCAMINHADAS, ONDE PODERÃO SER ASSISTIDAS EM TODAS AS SUAS NECESSIDADES RELACIONADAS À DOENÇA, CABENDO AOS MUNICÍPIOS QUE COMPÕEM A MACRO REGIÃO DE FEIRA DE SANTANA, NUM TOTAL DE 28, REFERENCIA-LAS.

PARA TANTO É NECESSÁRIO QUE AS FAMÍLIAS QUE APRESENTEM CASOS PROCUREM A SECRETARIA DE SAÚDE DE SEUS MUNICÍPIOS PARA QUE SEJA GARANTIDO O DESLOCAMENTO E ASSISTÊNCIA PARA DEMAIS DEMANDAS QUE POSSAM SURGIR, ALÉM DAS CONSTANTES NO PROTOCOLO DE TRATAMENTO DA DOENÇA.

DE TAL FORMA, MESMO NÃO SENDO CIDADÃ DE CONCEIÇÃO DO JACUÍPE A SRA JUCIANA QUANDO BUSCOU O AUXILIO DA PREFEITURA, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE SAÚDE, OBTEVE COMPLETO APOIO ATÉ A RESOLUÇÃO DA NECESSIDADE APRESENTADA NAQUELA OPORTUNIDADE E SE HOUVESSE BUSCADO NOVAMENTE TERIA SIDO ATENDIDA EM TODAS AS SUAS NECESSIDADES, JÁ QUE O QUE SE PRETENDE NO ÂMBITO DA GESTÃO PUBLICA DE SAÚDE MUNICIPAL EM CONCEIÇÃO DO JACUÍPE É PRIMAR PELA GARANTIA AO CIDADÃO DO RESPEITO AOS PRECEITOS FUNDAMENTAIS E CONSTITUCIONAIS DO DIREITO À SAÚDE COMO DIREITO DE TODOS E DEVER DO ESTADO.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

CONCEIÇÃO DO JACUÍPE

9 Comentários

  1. Aí galera se for preciso vamos para as ruas fazer uma manifestação um protesto contra essa nota mentirosa , estou revoltado com a ofensa contra a mãe da criança ela é de berimbau poderia ser da China teria direitos. disse:

    Revoltado

  2. Se a secretaria de saúde , realmente fez isso tudo que diz no texto porque ela não quis se explicar para reportagem da TV subae . Outra coisa é mentira que o hospital de Berimbau atende paciente de coração de Maria , Amélia etc só atende se estiver com um comprovante de residência dessa cidade

  3. parabens equipe voz da experiencia,muito bem cala a boca dessa mae mal agradecida,o que o municipio fez ela nao falou,deveria ter vergonha na cara usar saude do filho pra mentor,deve ter ganhado algum dinheiro,oh querendo quemar Normelia,essa idiota se vendeu.

  4. cada pessoal que comentou na outra reportagem?
    kkkk so rindo, sempre procurando algo para denegrir a imagem da prefeita , vamos para com isso e nos preocupar com as coisas mas importantes….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Web Statistics