Pesquisa revela que quase 100% das pessoas mortas pela polícia na Bahia são negras

A situação da segurança pública da Bahia é bastante delicada. Nesta quinta-feira (17/11) a Rede de Observatórios da Segurança divulgou o boletim “Pele alvo: a cor que a polícia apaga”, que mostra que pelo menos cinco negros são mortos durante ações policiais todos os dias no Brasil em 2021.
Na Bahia, o cenário é ainda mais preocupante. O levantamento revela que uma pessoa negra é morta pela polícia a cada 24h. Além do mais, o estado baiano possui o maior número de pessoas negras mortas pela polícia no país, que é de 98%. Em 2021, foram registrados 603 mortes de negros.
A Rede destaca que o estado lidera na região Nordeste, já no cenário nacional, a Bahia fica atrás somente do Rio de Janeiro. Em Salvador, foram 299 mortes por agentes do estado e apenas uma dessas pessoas não era negra. De 10 bairros com maiores números na capital baiana, 9 são majoritariamente negros.
Salvador, Feira de Santana e Camaçari são as cidades em que mais pessoas negras são mortas pela polícia. Os dados são das secretarias de segurança e foram obtidos via Lei de Acesso À Informação (LAI). Em 2021, 3.290 pessoas foram mortas durante ações policiais no ano passado. Deste total, 2.154 vítimas eram negras.
Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Bnews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Web Statistics