Prefeitura de Amélia Rodrigues encerra o Setembro Amarelo com passeio terapêutico e encontro sobre a valorização da vida

Em um esforço notável para promover a integração social e a conscientização sobre a saúde mental, a Prefeitura de Amélia Rodrigues, com o apoio do prefeito João Bahia (PSD), da Secretaria de Saúde, na figura do Secretário de Saúde, Teonis Lins; e das coordenadoras do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) I, Julinda Cardoso, e da Residência Terapêutica, Jucilene Brandão, realizou na última quarta-feira (27/9) um passeio especial para os moradores da residência terapêutica, na Fazenda Guimarães.

De acordo com Julinda Cardoso, o evento, que faz parte das atividades da campanha Setembro Amarelo, destinada a abordar questões relacionadas à saúde mental e prevenção ao suicídio, teve como objetivo a promover a integração social entre os residentes assistidos pelo município.

Na foto: O secretário de saúde Teonis Lins, a coordenadora do CAPS I Julinda Cardoso e o prefeito João Bahia

O Secretário de Saúde, Teonis Lins, reafirmou as políticas de saúde mental para garantir a proteção aos direitos de cada um deles.

Sobre o programa Residência Terapêutica, aderido pelo município, que trata da desinstitucionalização e a efetiva reintegração de doentes mentais graves na comunidade, Jucilene Brandão, afirmou que essas pessoas com transtornos mentais graves contam com “um ambiente seguro e acolhedor para com suporte de reabilitação psicossocial”.

Prefeito Bahia destaca importância valorização da vida

Nesta quinta-feira (28), a segunda etapa da programação do Setembro Amarelo foi realizada com grande entusiasmo no salão nobre da Prefeitura.

O prefeito João Bahia marcou presença e interagiu de perto com os agentes dos mais variados setores da administração municipal, demonstrando o comprometimento da sua gestão em cuidar da saúde mental da população. “Nosso governo demonstra apoio contínuo a essa causa por meio de ações concretas como o passeio com os moradores da residência terapêutica e a participação ativa na programação do Setembro Amarelo”, afirmou o prefeito.

A assistente do Ministério Público da Comarca de Amélia Rodrigues, Thaiane Praxedes
A assistente do Ministério Público da Comarca de Amélia Rodrigues, Thaiane Praxedes

Após a fala do prefeito foram proferidas duas palestras importantes. A primeira, que teve com tema “Compromisso com a Vida – aspectos legais da valorização da saúde mental”, foi proferida pela assistente do Ministério Público da Comarca de Amélia Rodrigues, Thaiane Praxedes.

A coordenadora do CAPS I, Julinda Cardoso
A coordenadora do CAPS I, Julinda Cardoso

Já a segunda foi proferida pela psicóloga Julinda Cardoso, tratou sobre “Integridade, intersetorialidade e cuidado em saúde mental: caminhos para se enfrentar o suicídio, prevenção e valorização da vida.

Esta iniciativa reflete o compromisso do município em criar um ambiente inclusivo e solidário, onde a saúde mental é valorizada e cuidada. “A Prefeitura espera que essas ações inspirem outras comunidades a se unirem na promoção da saúde mental e no apoio às pessoas que enfrentam desafios nessa área”, concluiu o prefeito.

 

VEJA TODAS AS FOTOS AQUI!

 

 

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Web Statistics