Prefeitura de Amélia Rodrigues realiza Semana da Saúde Visual e atende mais de 1400 pacientes gratuitamente

A Prefeitura de Amélia Rodrigues, através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Associação Olhar pelo Próximo, está realizando a Semana da Saúde Visual, com consultas e exames oftalmológicos disponibilizados gratuitamente para a população.
VOCÊ VIU ISSO? Estádio Municipal de Amélia Rodrigues será requalificado

A iniciativa, que teve início na última quinta-feira (19/1), segue até o próximo sábado (28). Os pacientes fizeram os agendamentos previamente e, ao longos dos dias em que ocorre a ação, estão tendo acesso a consultas e exames gratuitos, realizados com médicos especialistas em visão.

O prefeito João Bahia (PSD) falou sobre a importância da Semana da Saúde Visual, que conforme explicado pelo gestor, tem o intuito de atender a população carente na área de oftalmologia e, com isso, contribuir para a redução dos índices de problemas de saúde visual.

“Essa é uma ação muito importante porque a gente sabe o que é a saúde e nós estamos cuidando dela, passando pela saúde visual porque sabemos que tem muita gente carente que não tem nem condições de ir em uma oculista, porque é caro. Então a gente sabe da importância disso e nós trouxemos essa ação que já fez mais de 1400 exames e vai até o fim, com opções de compra de óculos a preços bem justos”, disse.
Estão sendo realizados exames como acuidade visual, refração completa (medida do grau), movimentos oculares, fundo de olho, biomicroscopia, pressão intraocular, paquimetria, ceratometria e teste do olhinho.

De acordo com o Secretário de Saúde, Teonis Lins, o objetivo da ação é proporcionar um atendimento médico especializado e instrutivo que muitas vezes a população não tem acesso.
“É uma parceria da Associação Olhar Pelo Próximo, prefeitura e Secretaria de Saúde. A equipe esteve aqui na última quinzena de dezembro fazendo o cadastramento das pessoas e superou as expectativas. Foram muitas pessoas inscritas para fazer esses exames com dia e hora marcada. Na verdade, seria uma semana de saúde visual, mas por conta da quantidade de pessoas que procuraram o serviço, fizemos bem mais de uma semana. Nós estamos muito contentes e felizes com a repercussão do serviço, e é isso que a gente quer, é por isso que a gente procura todos os dias trazer o melhor para a saúde de Amélia Rodrigues”, destacou Teonis.

Dona Maria de Lurdes, 75 anos, moradora do bairro Areal de Cima, foi uma das pacientes atendidas durante a Semana da Saúde visual. Para ela, a ação foi de grande importância, principalmente por ofertar consultas que têm um alto valor de custo.
“Foi ótimo, uma benção dos céus, foi Deus mesmo que colocou esse programa para a gente fazer, porque para fazer uma consulta tem que ser pago, para quem recebe um salário mínimo sabe que é difícil. Chegou na hora certa, eu já estava sentindo dores nos olhos, tem horas que minha visão fica latejando e lacrimejando. O atendimento está ótimo”, afirmou.

A médica oftalmologista Dra. Ana Paula de Filippo descreveu a importância da ação, que além do atendimento, serve também como forma de prevenção. “Estou aqui neste projeto para atender a população, para fazer um trabalho de atendimento mesmo, mas muito importante também de prevenção e orientação em relação a fatores de riscos e doenças sistêmicas como diabetes e hipertensão arterial. Então a gente faz um trabalho conjunto, porque sabemos que várias doenças também podem acometer o olho. Falta muita informação para a população, então além de tratar, a gente vai estar orientando e triando os pacientes, ajudando a prevenir futuras doenças oftalmológicas”, relatou.

Para a agente comunitária Ivonete, que levou toda família para participar da ação, a iniciativa é grandiosa e muito importante para atender às demandas do município. “É um evento grandioso, nós sabemos que a demanda é grande e o município não consegue comportar. Não por falta de vontade, mas pela demanda ser grande, então vem esse evento para suprir a necessidade da comunidade”, pontuou.
ASSISTA

 

 

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Web Statistics