Professor Bira parabeniza organização da FLICAR e enfatiza necessidade de valorizar a ancestralidade

O geógrafo e professor Ubiraci Carlúcio, conhecido como Professor Bira, participou neste domingo (17/9) de uma mesa redonda na Feira Literária e Cultural de Amélia Rodrigues (FLICAR), abordando temas como arte e religiosidade. Durante o evento, ele falou sobre a importância da literatura e da arte como instrumentos de valorização cultural e resiliência nas comunidades.

VOCÊ VIU? Artista da terra, Robson O Pretu elogia contribuição cultural da FLICAR para Amélia Rodrigues

Em entrevista ao FALA GENEFAX, o educador parabenizou a organização do evento e ressaltou a necessidade de discutir a ancestralidade como forma de promover reflexões importantes sobre a identidade cultural da região e a necessidade de preservar e valorizar as tradições culturais que moldaram a história local.

“O prefeito, a secretaria Gilmara Belmon e toda a comunidade estão de parabéns por esse grande evento. Em uma região como a nossa, em que está situada Amélia Rodrigues, que é o Reconcânvo Baiano, urge se falar de ancestralidade, porque falar de ancestralidade é falar de identidade, de valorização cultural e de empoderamento dos sujeitos que aqui moram”, afirmou.

O Professor Bira também ressaltou a necessidade de superar paradigmas históricos, enfatizando que a literatura desempenha um papel fundamental na valorização das culturas indígenas e africanas.

“A gente está na Zona da Mata Nordestina, no Reconcavo Baiano, e aqui existiram casas grandes e senzalas. Aqui é uma região que se tinha um engenho de açúcar, e vindo desse processo a gente sabe que foram 300 anos de escravização de sujeitos que foram tirados da sua terra de forma abrupta para servir de mão de obra. É necessário que hoje a gente descortine muita coisa que foi colocada de forma pejorativa. Então, nada melhor do que a literatura para valorizar e trazer uma outra perspectiva. Se hoje eu estou aqui, tantos outros estão aqui, foi graças a todo esse processo histórico de sujeitos que lutaram pra que a gente estivesse aqui hoje podendo falar”, pontuou.

ASSISTA

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Web Statistics