Sobe para 839 o número de casos confirmados da Febre Oropouche na Bahia

De acordo com levantamento feito, nesta segunda-feira (29/7), pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), subiu para 839 o número de casos da Febre Oropouche na Bahia. Até o dia 23 de julho de 2024, o LACEN/BA havia  diagnosticado 835 amostras positivas da enfermidade, que já causou as mortes de duas pessoas, no estado, sendo os primeiros casos no mundo.

Prefeitura de Conceição do Jacuípe promove Palestras sobre Direitos das Mulheres em escolas do município

dados Febre Oropouche Lacen

Na última quinta-feira (25), o Ministério da Saúde (MS) validou as confirmações dos óbitos pela doença, registrados pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). As mortes ocorreram em pacientes sem comorbidades e não gestantes. O primeiro óbito foi de uma mulher, de 24 anos, que residia em Valença, em 27 de março. O segundo, de uma mulher, de 21 anos, residente em Camamu, registrado no dia 10 de maio.

Desde a suspeita do primeiro óbito, as equipes de Vigilância à Saúde da Sesab mantiveram contato com o MS, informando todos os pontos do processo de investigação epidemiológica. “Mantemos diálogo permanente com o Ministério da Saúde sobre a Febre Oropouche, desde o registro dos primeiros casos da doença na Bahia, e intensificamos os contatos com a suspeita dos óbitos”, afirmou Márcia São Pedro, diretora da Vigilância Epidemiológica Estadual.

A última reunião ocorrida entre técnicos da Vigilância em Saúde do Estado da Bahia e da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do MS ocorreu no dia 23 de julho. No encontro, os profissionais da Sesab apresentaram mais dados e estudos que levaram à confirmação dos óbitos pela doença.

Na exposição, os técnicos da Bahia informaram que as pacientes apresentaram um início abrupto de febre, dor de cabeça, dor retro orbital e mialgia, que rapidamente evoluíram para sintomas graves, incluindo dor abdominal intensa, sangramento e hipotensão.

 

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Web Statistics