Veja detalhes do que foi discutido na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Teodoro Sampaio desta terça (4)

Ocorreu na tarde desta terça-feira (4/4), mais uma Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Teodoro Sampaio. Durante a reunião plenária, os vereadores apresentaram pautas relevantes para o município e discutiram medidas de interesse público.
VOCÊ VIU? Câmara Municipal de Teodoro Sampaio vota pela efetivação de Agentes de Saúde e de Combate às Endemias
Inicialmente, foi explicado que houve a necessidade de remarcar uma nova data para a reunião com a empresa Bahia Industria de Subprodutos Animais Ltda (Bahia Rendering). A reunião, que foi convocada pela Câmara de Vereadores e seria realizada na segunda (3), precisou ser transferida para a próxima terça-feira (11), às 14h. Por meio de ofício, a empresa explicou que um dos representantes da Bahia Rendering não pôde comparecer na data prevista devido a uma indisponibilidade por razões de saúde.
O objetivo da reunião é buscar soluções para problemas que têm sido gerados em razão de algumas atividades praticadas pela empresa, a exemplo da mortandade de peixes. A presença da comunidade é de extrema importância, a fim de que representantes da Bahia Rendering possam prestar esclarecimentos e ouvir as queixas da população.
Os vereadores também discutiram e aprovaram o parecer do relator da Comissão de Justiça e Redação (CJR), vereador João Paulo Vaz (PL), referente ao Projeto de Lei Legislativo n° 03/223, que autoriza o Poder Executivo Municipal a reverter bens e imóveis públicos. A CJR acatou na íntegra o parecer e votou pela tramitação do Projeto de Lei.
“A conversão dos referidos bens poderá ocorrer por fato jurídico, ato administrativo ou lei. Quando o bem for de uso comum do povo poderá, em regra, ser por lei ou, ainda ter a sua destinação alterada para uso especial. Portanto, o bem se diz concedido quando não está sendo usado para qualquer finalidade pública”, explica o relator na análise do parecer.
Após aprovação unânime entre os edis, o vereador e presidente da Casa Legislativa, Bel (PL), encaminhou o Projeto de Lei para análise da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização.
Vereadora Sandra Barros (CIDADANIA)
Em seu pronunciamento, a vereadora Sandra Barros, realizou cobranças direcionadas ao Secretário de Infraestrutura, Uilton Mota. A vereadora citou demandas relacionadas à falta de iluminação pública na sede, nos distritos de Lustosa e Buracica e da comunidade Marta Rocha. Ela também pontuou a questão da água empoçada que tem causado transtornos aos moradores, bem como a deficiência na coleta de lixo em algumas áreas da cidade. Sandra afirmou que tais problemas estão gerando incômodo e preocupação para os cidadãos teodorenses, e solicitou uma ações visando solucionar essas questões.
“Seu secretário, eu sempre elogiei o senhor nesta Casa, mas quando a gente tem que chamar atenção, também vou chamar. O senhor está deixando a desejar. Eu vejo os edis todos os dias chamando a sua atenção, seja de oposição ou situação, é porque estão alertando. Quando a gente chama atenção, não é para criticar o seu trabalho e sim para mostrar onde tem um erro que precisa ser consertado”, disse.
Sandra também solicitou que a Comissão de Saúde e Meio Ambiente realize uma vistoria na Unidade de Pronto Atendimento do município e apresente um relatório acerca das averiguações.
Vereador Bel (PL)
Durante seu discurso, o vereador pediu que a Comissão de Saúde e Meio Ambiente realize avaliações em todos os PSFs do município. “Vamos disponibilizar um veículo para que possa ser feita uma avaliação em todos os postos de saúde, porque no momento que identificarmos qualquer problema e levarmos para a gestão, vamos estar ajudando a gestão a corrigir e fazer com que as famílias tenham a assistência necessária. O papel da comissão não é um papel de punir e criticar, mas sim de apontar onde está a deficiência e cobrar para que seja corrigida”, pontuou.
O presidente da Casa Legislativa voltou a destacar a importância da presença de toda a população na reunião com a empresa Bahia Rendering. “Será uma oportunidade de vir aqui debater e questionar as questões do odor, da mortandade dos peixes… A empresa vai estar com uma equipe do meio ambiente aqui para fazer as suas demonstrações e ver qual é o caminho para se buscar uma solução”.
Vereadora Dida Uzêda (PP)
Dida usou a tribuna para chamar a questão do transporte escolar no Loteamento Pau Brasil. A vereadora disse que, em razão do período chuvoso, o veículo do transporte escolar não entra no local e, dessa forma, as crianças precisam ir andando para conseguir acesso ao transporte. Ela também destacou a necessidade da Secretaria de Infraestrutura realizar a manutenção do Cruzeiro. “Temos aqui uma indicação para a revitalização do Cruzeiro, mas enquanto não se revitaliza, que seja feita pelo menos a limpeza e manutenção. Estamos na Semana Santa, e é de costume da igreja católica e também dos evangélicos ir até o Cruzeiro, mas o local está tomado por mato”, afirmou.
Vereador Kerreu (PP)
O vereador Kerreu também cobrou por ações do Secretário de Infraestrutura, principalmente para serviços como roçagem. “Sei que estamos em um período chuvoso, mas se a gente não manter as coisas em ordem, piora. Visitei uma residência onde no passeio já está cheio de mato e até mesmo uma cobra quase entrou na casa da pessoa. Peço encarecidamente ao Secretário, junto com a sua equipe, que é uma equipe de excelência, para tomar as providências necessárias”, disse.
Ainda durante o seu discurso, Kerreu falou sobre a importância da valorização do esporte e destacou a parceria desenvolvida junto com a Secretaria Municipal da Cultura, Esporte, Lazer e Juventude para a realização de um Torneio de Futebol na cidade, que acontecerá no próximo dia 23 de abril.
A Sessão foi encerrada com a convocação dos parlamentares para próxima plenária que acontece na terça-feira (11/4). As Sessões Ordinárias da Câmara Municipal de Teodoro Sampaio acontecem todas as terças-feiras, às 16h e são transmitidas ao vivo pelo Youtube do portal Fala Genefax.
ASSISTA

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Web Statistics