Veja o resumo dos discursos dos vereadores na Sessão Ordinária da Câmara de Teodoro Sampaio nesta terça (21)

A Câmara Municipal de Teodoro Sampaio realizou, na tarde desta terça-feira (21/11), mais uma Sessão Ordinária da legislatura 2021-2024, do biênio 2023-2024. Na oportunidade, os vereadores discutiram temas variados e de interesse público, e votaram proposições.

Foram discutidas e aprovadas as seguintes proposições:

Requerimento n° 22/2023: Considerando as constantes reclamações que tem chegado a alguns dos representantes do Legislativo, os vereadores Bel (PL), Luana Gazar (PL), Sandra Gomes (CIDADANIA), Erivaltinho Dias (CIDADANIA) e Valdir Duarte (PSB) solicitaram a convocação da Secretária de Saúde, Thaise Cardoso, para comparecer na Sessão Ordinária do dia 5 de dezembro para prestar esclarecimentos sobre os seguintes assuntos:

  • Atendimentos aos pacientes diagnosticados com câncer, insuficiência renal e outras patologias de alta complexidade;
  • Falta de médicos clínicos, especialistas e fisioterapeutas;
  • Transporte e motorista que atenda à secretaria;
  • Outros assuntos referentes à pasta.

Requerimento n° 23/2023: O vereador Bel pede que seja solicitada ao Secretário de Infraestrutura do Estado da Bahia, Sérgio Brito, a instalação de guard rail e grama em toda a extensão da BA-516, entre Alagoinhas e Teodoro Sampaio, nos pontos onde a rodovia oferece risco. Na justificativa, o edil ressaltou que existem pontos críticos no trecho devido à elevação da pista e curvas. As ribanceiras são grandes e carros podem descer e causar acidentes fatais. Além disso, se não for colocado grama nas laterais da pista, ela pode desmoronar devido aos locais íngremes

Parecer da Comissão Técnica de Finanças, Orçamentos e Fiscalização (CFOF): O vereador Kerreu (PP), relator da CFOF, opinou pela aprovação do Projeto de Resolução nº 01/2023, que cria a Ouvidoria Legislativa Câmara Municipal de Teodoro Sampaio e o cargo de ouvidor legislativo. Ele considerou que o projeto está dentro dos preceitos financeiros legais e é de necessidade para captar informações, sugestões e alertas externas do prédio legislativo. A Comissão acatou na íntegra o argumento do relator e acompanhou o voto dele.

Leia, abaixo, os principais trechos dos discursos dos vereadores:

Sandra Gomes (CIDADANIA)

A primeira a fazer uso da Tribuna foi a vereadora Sandra. Em seu discurso, a parlamentar parabenizou os professores pelos eventos da Semana da Consciência Negra, que foi instituída no município após a criação de um projeto de lei de sua autoria. A edil também destacou a importância do respeito. “Parabenizo os professores, alunos e todos os envolvidos nos eventos. Existe um ditado que diz: Respeito não tem cor, e a gente tem que respeitar um ao outro, independente de raça ou cor”, disse.

A vereadora falou sobre a iluminação pública no município, que encontra-se em situação precária. “Quando a gente fala em Teodoro Sampaio, a gente também fala de Buracica e Lustosa, que estão às escuras. Está fazendo vergonha a iluminação, uma coisa que nunca existiu na história dessa cidade”, afirmou.

Sandra ressaltou que atribuir todos os problemas aos secretários pode ser um equívoco. Ela enfatizou que a resolução dos problemas dependem da gestão, que ao não conceder autonomia aos secretários, limita suas ações. “Tenho certeza que todos os secretários querem fazer o seu melhor e fazer do seu período na secretaria o melhor possível, para todos saírem falando bem. Quando o gestor não dá autonomia ao seu secretário, ele fica com os pés e as mãos atadas.”

Além disso, a edil pediu que o prefeito tenha mais respeito pela Casa Legislativa, mencionando a ausência de respostas aos requerimentos e indicações dos vereadores.

Nilma Vaz (PL)

A vereadora Nilma Vaz elogiou um evento que foi realizado na Escola Municipal Nossa Senhora da Ajuda – SCPM em alusão ao Dia da Consciência Negra. “Foi uma programação muito bela, com apresentação de roda de capoeira, palestra sobre Zumbi dos Palmares, desfile da Beleza Negra… Agradeço agradecer ao diretor da escola, Carlos Alberto, pelo convite. Foi muito lindo”, disse.

A edil cobrou agilidade da Comissão Técnica de Justiça e Redação com relação a análise de um projeto de sua autoria, que visa conceder o titulo de Cidadão Teodororense ao Padre José Márcio. Em seu discurso, Nilma também enfatizou que sua postura como vereadora é baseada em uma abordagem tranquila e menos combativa. Ela destacou que cumpre o seu papel como fiscalizadora e mantém o compromisso de atuar em benefício do povo teodorense.

“As pessoas às vezes me cobram muito, dizendo: ‘Nilma, você tem que falar mais’, mas quem me conhece sabe que eu sou assim. A minha caminhada sempre foi tranquila, sem agredir e nem perseguir ninguém. Busco conhecimento e procuro fazer o meu papel, que é fiscalizar. Vou a cada setor da prefeitura quando sei que algo está acontecendo, sempre estou buscando minhas informações. Não é que eu seja calada, como comentam. Cada um tem sua maneira de agir e fazer sua política, e essa é a minha. Eu procuro entender a todos e fazer com o próximo o que eu queria que fosse feito comigo”, pontuou.

Valdir Duarte (PSB)

O vereador expressou sua preocupação em relação à situação precária de iluminação no município. Ele questionou o secretário de Transporte e Serviços Públicos, Adriano, sobre a persistente escuridão, enfatizando que essas cobranças já vem sendo feitas há 6 meses.

“Isso interfere até na segurança do nosso município, porque o povo está se recolhendo, ou deixando de ir a eventos, a casa de amigos, por causa das escuridão. Nós convidamos o secretário para que ele venha aqui e diga porquê o município está às escuras Até os vereadores de situação estão sentindo essa dificuldade, porque não tem nem como defender”, afirmou.

Valdir expressou descontentamento com a atual gestão do prefeito, destacando que nos primeiros quatro anos houve avanços significativos, como a realização de obras de asfaltamento. No entanto, criticou as recentes decisões, especialmente o uso inadequado de recursos. Ele chamou a atenção para a necessidade de ter mais consciência e dignidade na administração municipal.

Luana Gazar (PL)

Inicialmente, Luana falou sobre a importância de celebrar o Dia da Consciência Negra e a necessidade de continuar a luta contra a desigualdade, exclusão e discriminação racial.

A vereadora expressou seu descontentamento em relação às dificuldades enfrentadas desde seu retorno à Câmara, em agosto de 2023. Ela destacou que, como vereadora, seu papel é legislar e não executar, sendo sua responsabilidade detectar e denunciar problemas em prol do povo. “Do meu retorno até o dia de hoje eu venho sofrendo discriminação, preconceito, assédio e repressão de várias partes. Na Secretaria eu estava executando, mas na Câmara eu estou legislando. Vereador não tem poder de execução, eu falei e volto a repetir: vereador tem a função de detectar problemas e denunciar, nós somos a voz do povo”, disse.

Ela lamentou a falta de respeito durante as sessões, incluindo faltas de respeito ao presidente da câmara. Afirmou, ainda, ter sido humilhada por membros da prefeitura, incluindo o gestor, e agora está enfrentando humilhações por parte de vereadores e vereadoras. Luana reiterou que não se calará diante dessas situações.

Kerreu (PP)

Durante o seu discurso, o edil destacou a importância do respeito mútuo na Câmara, salientando que as pessoas devem se respeitar para serem respeitadas. O vereador observou que, por vezes, ocorrem desentendimentos devido à falta de respeito entre os parlamentares.

Kerreu enfatizou que, como vereador, sua responsabilidade é lutar pelo povo que o elegeu, e não buscar cargos em secretarias. “Se eu quisesse ir para a secretaria eu iria, mas optei por estar aqui para lutar pelos anseios do povo. Eu poderia ser secretario, mas não quis, porque fui escolhido para ser vereador. Enquanto estiver aqui estarei lutando pelo povo teodorense. Podem contar comigo sempre, porque estou a disposição do meu povo”, afirmou.

O vereador ressaltou que, apesar representante da base, é importante abordar questões críticas, como a falta de iluminação na cidade. Ele enfatizou a necessidade de o prefeito e o secretário avaliarem e corrigirem os problemas de iluminação no município. “O povo paga a Taxa de Iluminação Pública e tem o direito de cobrar. E eu, como vereador, também não deixarei de cobrar, porque sou vereador do povo.”

Dida Uzêda (PP)

A vereadora Dida parabenizou as escolas do município pelo trabalho realizado em relação à Consciência Negra, destacando a importância da lei estadual que obriga as escolas a abordarem questões étnicas e de gênero. Ela também mencionou a iniciativa de uma vereadora em levar para a Câmara um projeto relacionado à Consciência Negra, que tornou-se lei no município.  “Precisamos continuar lutando para que nós ocupemos os nossos espaços. Ainda precisa-se muito de discussões, trabalhos e consciência política para combater o racismo.”

Dida também expressou preocupação com os discursos e discussões políticas na Câmara, enfatizando a necessidade de focar no bem-estar da comunidade em vez de se envolver em politicagem.

“Às vezes me entristece ver alguns discursos e discussões aqui na Câmara, fico preocupada com o futuro do nosso município. Nós estamos vivendo um momento de politicagem, mas precisamos olhar para a nossa comunidade”, ressaltou.

Ednivaldo Mota – Bel (PL)

O presidente da Casa Legislativa abordou diversos tópicos durante sua fala. Primeiramente, discordou do colega que afirmou que vereadores não deveriam assumir cargos de secretário, argumentando que o convite para essas funções é baseado em competência e capacidade. Ele elogiou os secretários atuais, ressaltando que enfrentam desafios devido à centralização do governo. “Os secretários têm competência, mas nessa gestão falta autonomia e condições para eles trabalharem e mostrarem a sua capacidade. Esse governo é centralizador, e isso sempre dá errado”, explicou.

O vereador agradeceu a aprovação de um requerimento para melhorias na BA-516, visando à segurança viária.  Bel abordou também a questão da iluminação pública no município e, além disso, compartilhou informações sobre o consumo de combustível do carro do prefeito, expressando preocupações com a transparência e eficiência dos recursos públicos.

Com a relação a situação do abastecimento de água em Buracica, que agora é de responsabilidade da Embasa, o vereador disse que solicitou ao gerente da companhia que realize uma reunião com o intuito de prestar esclarecimentos e se aproximar mais da comunidade.

ASSISTA

 

Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro para o WhatsApp do Fala Genefax (75) 9 9190-1606

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Web Statistics